Nome: David Jochua Bonaze Bande                                                                                   Actividade: Bibliografia Anotada

Módulo - Processos Pedagógicos em e-learning 
Tema I - A Pedagogia do e-learning e  O Papel do Professor Online 

Anderson, T., & Dron, J. (2011). Three generations of distance education pedagogy. International Review of Research in Open and Distance Learning, 12(3), 80-97. 

Actualmente a pedagogia é considerada um campo de conhecimento que investiga a natureza das finalidades da educação numa determinada sociedade, bem como os meios apropriados para formação dos indivíduos, tendo em vista a sua preparação para as tarefas da vida social. o objectivo de estudo da pedagogia é a educação, coloca a acção educativa como objecto de reflexão, visando a descrever e explicar sua natureza, seus determinantes, seus processos e modos de actuar.

No primeiro momento, os autores apresentam uma abordagem pedagógica centrada em três grandes concepções de aprendizagem, nomeadamente:
  •  behaviorista, a 
  • cognitivista e
  •  a ecológico- conceptual.
O paradigma emergente, ainda em construção, é uma possibilidade de integração com características próprias. Dentro de cada paradigma, mencionado anteriormente, são construídos tipos de design e formas pelas quais cada um concebe a realidade mediata e imediata. Cada um deles tem limitações. Isso levou ao que poderia ser o surgimento de um novo, que alguns autores chamaram de 'paradigma da mudança'.
 
O maior legado do behaviorismo consiste em suas contribuições científicas sobre o comportamento humano em seus esforços para resolver problemas relacionados ao comportamento humano e modelagem de comportamento, que embora não possam ser resolvidos totalmente com base em "recompensa-punição", nos ensina que o uso de reforços pode fortalecer comportamentos apropriados e seu desuso enfraquecer o indesejado. A atribuição de notas, recompensas e punições também são contribuições dessa teoria.

A teoria cognitiva determina que: “aprender” é a síntese da forma e do conteúdo recebido pelas percepções, que atuam de forma relativa e pessoal em cada indivíduo, e que por sua vez são influenciadas por seus históricos, atitudes e motivações individuais.

o conectivismo apresenta um modelo de aprendizagem que reconhece a mudança tectônica em uma sociedade onde a aprendizagem não é uma atividade interna e individualista. O modo como as pessoas trabalham e funcionam é alterado quando novas ferramentas são usadas. O campo da educação tem demorado a reconhecer tanto o impacto das novas ferramentas de aprendizagem quanto as mudanças no ambiente do que significa aprender. O conectivismo fornece compreensão das habilidades de aprendizagem e tarefas necessárias para os aprendizes prosperarem na era digital. À medida que o conhecimento continua a crescer e evoluir, o acesso ao que é necessário é mais importante do que o que o aluno possui atualmente.

Pestalozzi, citado por Cambi (1999), estabeleceu os seguintes princípios educacionais sobre o papel do professor, que no nosso entender também se enquadra no contexto da pedagogia do e-learning;
  • A relação entre o mestre e o discípulo deve basear-se no amor e no respeito mútuo;
  • O professor deve respeitar à individualidade do aluno;
  • A finalidade da educação deve basear-se no fim mais elevado e favorecer o desenvolvimento físico, mental e moral do educando;
  • O objectivo da educação não é a exposição dogmática e a memorização mecânica, mas sim o desenvolvimento das capacidades intelectuais do educando; e
A aprendizagem escolar deve corresponder não apenas a aquisição de conhecimentos, mas principalmente ao desenvolvimento das habilidades e ao domínio da técnica

Anderson, T. (2008). The Theory and Practice of Online Learning 

O autor delineia três papéis essenciais que um professor desempenha no processo de criação de uma presença de ensino eficaz. Primeiro, os professores projetam e organizam a experiência de aprendizagem que ocorre, tanto antes do estabelecimento da comunidade de aprendizagem quanto durante sua operação. 

Em segundo lugar, o ensino envolve o planejamento e a implementação de atividades para encorajar o discurso entre os alunos, entre o professor e o aluno, e entre alunos individuais, grupos de alunos e recursos de conteúdo (Anderson, 2003b). 

Terceiro, o papel do professor vai além de moderar as experiências de aprendizagem quando o professor adiciona especialização no assunto por meio de uma variedade de formas de instrução direta. A criação de presença docente nem sempre é tarefa exclusiva do professor formal. Em muitos contextos, especialmente quando lecionando em níveis sênior, a presença de ensino é delegada ou assumida pelos alunos à medida que eles contribuem com suas próprias habilidades e conhecimentos para a comunidade de aprendizagem em desenvolvimento.

O Papel do Professor Online 
No contexto online, o professor é responsável pelos seguintes aspectos:
  1. Concepção de matérias pedagógicos (Textos, imagens, Sons, CD Rom, hipertextos e hipermédia)
  2. Estruturação do PEA (Chats, Fóruns, tutorias, Modelos na Web, email);
  3. Aconselhamento tutorias (Diálogo e aconselhamentos aos os formandos);
  4. Avaliação (Formativa e Sumativa);
  5. Pesquisa (Extensão, Procedimentos científicos e consultorias) e;
  6. Administração (Coordenação de projetos e Planificação do Processo de Ensino-Aprendizagem)

Considerações finais
Para os autores supracitados, os processos pedagógicos do e-learning compreendem os seguintes elementos nomeadamente: 
  • O grupo;
  • A rede e; 
  • O coletivo
No contexto educativo, os grupos, normalmente são constituídos por um ou mais indivíduos, agrupados com a finalidade de realizar uma determinada tarefa no AVA (ambientes virtuais de aprendizagens), também conhecidos por virtual learning environment (VLE) ou learning management systems (LMS). o segundo elemento, incluem os agrupamentos que emergem a partir dos fóruns de discussão, dos blogs e das várias formas de conexão. o coletivo, conforme Dron e Anderson (2011) agrega um conjunto de acções individuais que geram conhecimentos coletivo no contexto educacional.

Fontes consultadas.
Anderson, T., & Dron, J. (2011). Three generations of distance education pedagogy. International Review of Research in Open and Distance Learning, 12(3), 80-97. 
http://pubs.sciepub.com/education/2/2/7/index.html
Anderson, T. (2008). The Theory and Practice of Online Learning 
https://www.aupress.ca/app/uploads/120146_99Z_Anderson_2008s 
Cambi, F (1999). História da pedagogia. Editora UNESP. São Paulo.


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