Autores Africanos da Área do Ensino a Distância
Carlos Estrela Brito, Doutor em Engenharia e Gesto do Conhecimento - Área de Concentração Midia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil. A sua linha de pesquisa foi a Educação a Distância no Ensino Superior, onde com base na experiência do modelo brasileiro, o investigador faz um diagnostico do EAD em Moçambique, e propõe uma revisão da metodologia de ensino, baseada na realidade educativa e não nas experiências da internacionalização.
Por fim, propõe um EAD inclusivo com vista a atender a população que busca o acesso ao ensino superior nesta modalidade.
https://www.slideserve.com/oriana/o-ensino-dist-ncia-ead-na-universidade-eduardo-mondlane-uem-situa-o-actual-e-desafios.
Dionísio Luís Tumbo, doutor em ciências da educação, especialidade em tecnologias educativa. Pela universidade do Minho - Portugal. A sua linha de pesquisa versa sobre a Educação a Distância suportada por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Universidade Pedagógica de Moçambique: proposta de indicadores de qualidade a considerar na implementação. O investigar faz um diagnostico do status quo da Educação a Distância no ensino superior em Moçambique que consiste na análise dos seguintes indicadores:
• o perfil sociodemográfico dos alunos dos cursos oferecidos em regime de EaD na UPN;
• o acesso e uso das TDIC pelos alunos dos cursos EaD;
• a metodologia pedagógica e os procedimentos de avaliação de aprendizagem em EaD
• as infraestruturas físicas e tecnológicas que suportam o funcionamento dos cursos de EaD
• os principais problemas e captar as estratégias de melhoria do processo de ensino-aprendizagem apontadas pelos alunos cursistas em EaD;
Para além do diagnostico, o investigador propõe um conjunto de indicadores de qualidade que podem contribuir para uma integração das TDIC, em cursos EAD, mais correspondente aos tempos atuais da Cibercultura e da Educação Digital. Actualmente exerce actividades de pesquisa e docência na Universidade Pedagógica de Moçambique.
http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/59045/1/Dion%C3%ADsio%20Lu%C3%ADs%20Tumbo.pdf
Aires Zarina Bonifácio Mombassa, doutorando e mestre em Gestão e Avaliação da Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. A sua linha pesquisa versa sobre A utilização das tecnologias de ensino à distância na Universidade Eduardo Mondlane – Moçambique. O investigador faz uma abordagem sobre as questões de inclusão social, econômica e educacional que a Educação a Distância (EaD) apresenta a Moçambique, na perspetiva de proporcionar, em curto prazo, a possibilidade de aumento da idade média de formação da população moçambicana em níveis da educação primária, secundária e do ensino superior.
Mombassa, observa que a EaD cresceu significativamente em Moçambique, mas ainda alcança um número relativamente baixo de alunos, sobretudo no ensino superior, configurando-se, portanto, uma modalidade de formação desafiadora e, ao mesmo tempo, capaz de proporcionar um grande salto educacional e inclusivo em Moçambique.
https://www.researchgate.net/publication/334150580_Educacao_a_distancia_em_Mocambique_perspectivas_para_a_inclusao_da_populacao_no_ensino_superior
Nilsa Adelaide Issufo Enoque Pondja Cherinda, doutora em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro, a sua linha de pesquisa versa sobre O Ensino e Aprendizagem Online da Estatística Descritiva. A investigadora faz menção à evolução das diferentes designações e conceitos de Ensino a Distância até à era actual, passando pelas plataformas LMS atualmente muito divulgadas e usadas. Para além disso, reflete-se sobre a experiência da utilização da webquest no processo de ensino e de aprendizagem. os desafios dos cursos baseados na web em Moçambique. A autora defende o estabelecimento do EAD, para lidar com as crescentes necessidades educacionais que não podem ser satisfeitas pelos sistemas escolares tradicionais e encontra no ensino virtual uma estratégia recomendável para cursos de educação de adultos, formação contínua e de professores.
Feliciana Eduardo doutora, doutora em Multimédia em Educação pela universidade de Aveiro Tese apresentada à Universidade de Aveiro, a sua linha de pesquisa versa sobre as Estratégias de utilização de ferramentas Web 2.0 e a promoção do pensamento crítico.
Na opinião da investidora, uma das grandes vantagens de utilização das ferramentas Web 2.0 para o ensino e aprendizagem parece estar relacionada com o incremento multifacetado das capacidades de interação e comunicação. Estas estas ferramentas parecem possuir a particularidade de permitir a participação, a criação e partilha de artefactos digitais através de grupos, equipas e indivíduos conduzindo, assim, a uma mudança de atitude diante da Internet.
Castelo Mário Maluque, doutor em ciências de educação pela Universidade de Aveiro, a sua linha de pesquisa versa sobre A avaliação das aprendizagens online como elemento potenciador da interação em educação a distância (EaD) na Universidade Eduardo Mondlane. O investigador faz menção ao uso das ferramentas da WEB2 para promover a avaliação on-line dos estudantes , mas chama atenção para os seguintes aspectos: o processo de avaliação das aprendizagens online deve ter uma abordagem sistémica e várias fontes de recolha de dados qualitativos e quantitativos, nomeadamente trabalhos individuais ou coletivos, fórum de debates, chats, web Ol, mapas conceptuais etc., apenas para citar alguns. Neste contexto o importante é os e-professores identificar os indicadores e critérios para cada fonte e bem esclarecido, de modo os estudantes saibam o que lhes é exigido em cada fonte e etapa do processo de aprendizagem.
Conclusões-justificativa
Autores selecionados são unânimes em apresentar uma abordagem do ensino a distância centrado no aluno e numa estratégia pedagógica que possa lidar com as crescentes necessidades educacionais que não podem ser satisfeitas pelos sistemas escolares tradicionais e encontra no ensino virtual uma estratégia recomendável para o efeito. futuramente poderei aproveitar as suas experiências para a realizar projectos de pesquisa na área de ensino a distância.
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