Metodologia e Métodos de Investigação

 Metodologia e Métodos de Investigação

Para Fonseca (2002), methodos significa organização, e logos, estudo sistemático, pesquisa, investigação; ou seja, metodologia é o estudo da organização, dos caminhos a serem percorridos, para se realizar uma pesquisa ou um estudo, ou para se fazer ciência. Etimologicamente, significa o estudo dos caminhos, dos instrumentos utilizados para fazer uma pesquisa científica.

METODOLOGIA DE PESQUISA QUANTO À NATUREZA

Metodologia de pesquisa básica: busca gerar conhecimentos novos para avanço da ciência sem aplicação prática necessária.

Pesquisa aplicada: visa gerar conhecimentos para aplicações práticas dirigidos à solução de problemas específicos.


CLASSIFICAÇÃO DA METODOLOGIA QUANTO AOS OBJETIVOS

Metodologia de pesquisa exploratória: objetiva proporcionar maior familiaridade com um problema, ou seja, explorar.

Pesquisa descritiva: objetiva caracterizar certo fenômeno.

Pesquisa explicativa: busca identificar os fatores que determinam fenômenos e explica o porquê das coisas.


METODOLOGIA DE PESQUISA QUANTO AOS PROCEDIMENTOS

Metodologia de pesquisa experimental: objetiva selecionar as variáveis que podem ser capaz de influenciar o objeto.

Metodologia de pesquisa bibliográfica: é elaborada a partir de material já publicado, como livros, artigos e periódicos.

Pesquisa documental: é elaborada a partir de material que não recebeu tratamento analítico.

Pesquisa de campo: é caracterizada pelas investigações realizadas por meio da coleta de dados junto às pessoas ou grupos.

Pesquisa ex-post-fact: a principal característica dessa metodologia de pesquisa é o fato de os dados serem coletados após a ocorrência dos eventos.

Pesquisa de levantamento: Posteriormente, este tipo de pesquisa é utilizado em estudos exploratórios e descritivos cuja coleta de dados se realiza através de questionários ou entrevistas.

Pesquisa com survey: visa buscar informações diretamente com um grupo de interesse a respeito dos dados que se deseja obter.

Estudo de caso: é um tipo de pesquisa que envolve o estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos buscando profundo detalhamento.

Pesquisa participante: este tipo de pesquisa depende do envolvimento e identificação do pesquisador com o grupo de pessoas investigadas.

Pesquisa-ação: este formato de pesquisa, devem se associar a teoria e a ação. De modo que a situação ou problema se resolvem de modo cooperativo ou participativo.

Pesquisa etnográfica: é o estudo de um grupo ou povo.

Pesquisa etnometodológica: visa compreender como as pessoas constroem ou reconstroem a sua realidade social. Por isso, para a pesquisa etnometodológica, fenômenos sociais não determinam de fora a conduta humana.

Tartuce (2006, p. 12) apresenta alguns conceitos importantes para melhor compreendermos a natureza do método científico: 

Os métodos científicos são as formas mais seguras inventadas pelos homens para controlar o movimento das coisas que cerceiam um fato e montar formas de compreensão adequada dos fenômenos. 

Método Dedutivo 

René Descartes (1596-1650) apresenta o Método Dedutivo a partir da matemática e de suas regras de evidência, análise, síntese e enumeração. Esse método parte do geral e, a seguir, desce para o particular. Parte-se de princípios reconhecidos como verdadeiros e indiscutíveis, possibilitando chegar a conclusões de maneira puramente formal, em virtude de sua lógica. Este método tem larga aplicação na Matemática e na Física, cujos princípios podem ser enunciados por leis. Já nas Ciências Sociais seu uso é mais restrito, em virtude da dificuldade de se obterem argumentos gerais cuja veracidade não possa ser colocada em dúvida (Gil, 1999).

Método Indutivo 

Para Francis Bacon (1561-1626), o conhecimento científico é o único caminho seguro para a verdade dos fatos. Como Galileu, critica Aristóteles (filósofo grego) por considerar que o silogismo e o processo de abstração não propiciam um conhecimento completo do universo. O conhecimento é fundamentado exclusivamente na experiência, sem levar em consideração princípios preestabelecidos. O conhecimento científico, para Bacon, tem por finalidade servir o homem e dar-lhe poder sobre a natureza. Bacon, um dos fundadores do Método Indutivo, considera: X as circunstâncias e a frequência com que ocorre determinado fenômeno; X os casos em que o fenômeno não se verifica; X os casos em que o fenômeno apresenta intensidade diferente.

Método Hipotético-Dedutivo 

Este método foi definido por Karl Popper, a partir de suas críticas ao método indutivo. Para ele, o método indutivo não se justifica, pois o salto indutivo de “alguns” para “todos” exigiria que a observação de fatos isolados fosse infinita. O método hipotético-dedutivo pode ser explicado a partir do seguinte esquema: 

PROBLEMA – HIPÓTESES – DEDUÇÃO DE CONSEQUÊNCIAS OBSERVADAS – TENTATIVA DE FALSEAMENTO – CORROBORAÇÃO


Observações / comentários 

Optei por trabalhar com este tema porque queria aprofundar mais as questões sobre as metodologias de pesquisas na área de investigação em educação e foi um desafio porque tive dificuldades de encontrar bibliografia de autores portugueses e europeus.

Apesar das dificuldades, considero a minha prestação boa e farei de tudo para melhorar nos próximos temas. a contribuição dos colegas foi positiva na medida em que partilharam muitos artigos e bibliografias relacionadas com o tema.

NB: submeto a minha síntese fora do prazo porque estava fora da cidade de Maputo (a trabalhar na província de cabo delgado), e tive muitas dificuldades de internet para puder submeter o trabalho.


Referências bibliográficas

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila. 

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

 ______. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007. 

MINAYO, M. C. S.; MINAYO-GOMÉZ, C. Difíceis e possíveis relações entre métodos quantitativos e qualitativos nos estudos de problemas de saúde. In: GOLDENBERG, P.; MARSIGLIA, R. M. G.; GOMES, M. H. A. (Orgs.). O clássico e o novo: tendências, objetos e abordagens em ciências sociais e saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003. p.117-42.

 MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento. Pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: 

HUCITEC, 2007. TARTUCE, T. J. A. Métodos de pesquisa. Fortaleza: UNICE – Ensino Superior, 2006. Apostila.

Fonte: https://blog.mettzer.com/metodologia-de-pesquisa/



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