Síntese da Equipa Peters

Introdução

O presente trabalho tem por objectivo aparentar uma síntese sobre a teoria de Otto Peters, cuja reflexão tem seus fundamentos e compreensão nos modelos de ensino a distância.

A opção por investigar esta teoria tema a ver a proposta didático-pedagógica que nos parece ser uma importante contribuição para a compreensão das especificidades que cercam essa modalidade de ensino. Didaticamente, Peters demostrou ser defensor da auto- aprendizagem, onde o aluno deve ser autónomo, assumir suas responsabilidades, organizar as actvidades em função do seu tempo e local

Nas pesquisas realizadas em torno desta teoria, importa destacar a questão das mudanças do paradigma educacional, onde os professores devem não apenas compreender esta mudança fundamental, como também a necessidade de se tornarem agentes ativos desta mudança. Ao mesmo tempo, têm que assumir responsabilidade, já que devem actuar como protetores de seus alunos contra aquelas forças tecnológicas que levam longe demais a mecanização da educação apenas para ter mais lucro. 

Para Peters, os professores devem estar em permanente alerta, já que devem protestar e reagir quando o exagero desnecessário de entusiasmo tecnológico desumanizar o processo de ensino- aprendizagem.

Biografia de Otto Peters

Professor Doutor Otto Peters, nasceu em 6 de maio de 1926 em Berlim, Alemanha e se graduou em 1960 na Universidade Livre de Berlim. Em 1963 foi nomeado Secretário do Centro Educativo de Berlim. Depois se tornou vice-diretor do Departamento para Metodologia de Ensino. Foi fundador e primeiro reitor da Fernuniversität – Universidade a Distância, na cidade de Hagen, Alemanha. Desde 1963, acompanha o desenvolvimento do ensino à distância na Alemanha e no mundo, estando esses estudos documentados em diferentes publicações. Visitou pessoalmente em sua grande maioria, as universidades de ensino a distância do velho e novo continente. Otto Peters pertence, desde 1991, como professor emérito, ao Instituto de Pesquisa e Educação, da Fernuniversität

Visão de Otto Peters sobre o Ensino a Distância.

Segundo Peters, o ensino a distância- online, poderia ser compreendido como um simples acréscimo de uma nova mídia técnica à estrutura pedagógica tradicional. Hoje os alunos têm acesso a todas as informações do mundo, e, portanto, temos que replanificar o processo de ensino e aprendizagem, já que a pós-modernidade exigiria mudanças radicais nesses processos, uma verdadeira revolução coperniciana, já que o centro não seria mais o interesse do professor na disciplina, mas o que o estudante precisa aprender.

Peters discute como o processo de ensino e aprendizagem é diferente da educação a distância: a abordagem, os estudantes, os objetivos, os métodos, as mídias e as estratégias são distintos, assim como devem ser os objetivos da política educacional. Todas essas diferenças justificam o surgimento de uma disciplina para desenvolver este novo tipo de ensino e aprendizagem: a tecnologia educacional ou design instrucional

Modelos de EaD segundo Otto: 

Na optica de Peters (2006) os modelos   apresentados pela EAD, no decorrer de sua história, não devem ser desvinculados dos conceitos tradicionais de ensino. Podemos destacar cinco modelos: 

Correspondência: 

Conversação; 

Professoral;

Tutorial;

Tecnológico de extensão: 

Pontos. fortes da teoria de Peters

Peters afirma novamente que, no novo paradigma da educação, é o estudante, e não mais o professor, quem passa a dominar o processo de ensino e aprendizagem.

Mais ativos, os estudantes agora assumem a responsabilidade por sua própria aprendizagem. Neste novo ambiente, podemos falar de aprendizagem auto- responsável, auto - planeada, auto-organizada, independente e auto - regulada, além de não liner e não sequencial, em que os alunos trilham seus próprios caminhos e alcançam seus próprios objetivos. 

As atividades mais importantes, neste novo modelo de aprendizagem, passam a ser: buscar, encontrar, selecionar e aplicar.

Novos espaços de aprendizagem, Peters afirma que, na EaD, os espaços de aprendizagem com portas e paredes desaparecem, e podemos agora falar de espaços multimídia

Os estudantes não são mais vistos como objetos, mas sim como sujeitos do processo de aprendizagem. 

Sua aprendizagem não consiste mais em receber e processar o conhecimento oferecido, mas em debater ativamente com um objeto de aprendizagem que eles mesmos selecionaram em um contexto que é definido a partir da interação simultânea com outros estudantes e no qual eles mesmos desenvolvem ou alteram estruturas cognitivas individuais. 

Os professores não se concentram mais em apresentar conteúdos cognitivos selecionados e sistematizados, mas em ‘descobrir e dar forma a ambientes de aprendizagem estimulantes… que permitem aos alunos criarem suas próprias construções” (R. Schulmeister, Grundlagen hypermedialer Lernsysteme, München: Oldenbourg, 1977, p. 80).” (p. 133).

Pontos fracos da teoria de Peters

Para Peters, uma parte considerável dos efeitos da socialização alcançados por contato pessoal direto são perdidos na virtualidade. Os alunos trabalham separados e isolados;

a perda dos contatos reais;

Falta espontaneidade e profundidade na comunicação;

O ensino-aprendizagem não é mais ‘vivenciado’ globalmente como uma unidade que consiste de espaço, tempo e interação social ritualizada.” (p. 190)

Peters volta a afirmar que o contexto espacial e temporal se perde em ambientes virtuais de aprendizagem, e então a experiência de aprender flutua; 

Na virtualidade, a “aura” da experiência de aprender perde seu sentido, assim como a fotografia e o cinema destruíram a originalidade dos quadros. O original e autêntico não são mais vivenciados, trabalhamos com cópias, numa realidade secundária e derivada de ensino e aprendizagem. E ele continua, ainda mais surpreendente e enfático,

Para Peters, “São perdas sérias. Elas reduzem, circundam, loteiam, estragam ou destroem experiências vividas na escola ou na universidade. Por esta razão, pode-se concluir, a aprendizagem no espaço virtual nunca será capaz de substituir totalmente o ensino em espaços reais.” (p. 191).

Conclusões

Na educação do futuro, devem ser combinadas a educação presencial, a educação a distância e a educação on-line, e para isso se torna essencial o trabalho do designer instrucional.

As universidades, para não fracassarem, devem propiciar espaços para a interação social, a socialização acadêmica e a comunicação direta entre as pessoas, que não podem ser recriados pela tecnologia. Novamente, 


Referência consultada.

http://joaomattar.com/blog/2007/04/02/a-ead-em-transicao-otto-peters/acessado em 05 de janeiro de 2021.

Schulmeister, R. (1997): Basics of hypermedia learning systems. Teoria, Didática, Design (2ª edição): Munique: Oldenbourg

PETERS, Otto. A Educação a distância em transição. Editora UNISINOS, 2004. 

_____________ Didática do ensino a distância. Editora UNISINOS, 2006.

 _____________ 2000, Os conteúdis na reforma, Ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Ed. Artimed. Porto Alegre (p.19-70).


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