Nome: David Jochua Bande - Processos Pedagógicos em eLearning - Bibliografia Anotada
Tema II - Personal Learning Environments (PLE)
Introdução
Atualmente, o PLE (Personal Learning Environments) é um dos conceitos mais interessantes no debate da tecnologia educacional. Na discussão sobre PLE, a tecnologia e a pedagogia se confrontam, mas ao mesmo tempo, são mutuamente dependentes. O PLE é um produto da confluência de vários fatores, incluindo as ferramentas e serviços da Web 2.0 amplamente difundidos em quase todos os níveis e modalidades educacionais.
A presente bibliografia anotada visa em poucas linhas, definir e esclarecer o conceito do PLE, explorar algumas implicações didáticas do mesmo, bem como propor algumas ideias sobre o impacto dele em diversos contextos de aprendizagem, aluz dos autores que se seguem, nomeadamente: Stephen Downes e Graham Attwell Pontydysgu.
Downes, S. (2010). New technology supporting informal learning. Journal Of Emerging Technologies In Web Intelligence, Vol. 2, N. 1.
Stephen Downes nasceu a 6 de Abril de 1959 em Montreal(Canada),viveu e trabalhou no Canadá antes de se juntar ao Conselho Nacional de Pesquisa como pesquisador sênior em Novembro de 2001. é designer e comentador no campo da aprendizagem utilizando as tecnologias digitais, tem explorado e promovido o uso educacional de computadores e de tecnologias ligadas à Internet desde 1995.
Em 2008, Downes e George Siemens projetaram e construíram um curso aberto online referido como "marco no pequeno, mas crescente 'ensino aberto'"
Em 2005, Stephen foi o vencedor do The Edublog Awards pelo Melhor Blog Individual de com seu blog OLDaily, editor do International Journal of Instructional Technology and Distance Learning e foi um dos apresentadores do Online Connectivism Conference em fevereiro de 2007.
Para Stephen Downes, o núcleo e objetivo da abordagem PLE é o desenvolvimento de um aluno auto-organizado que é capaz de se relacionar e se colocar em uma posição interessante para sua aprendizagem com base em suas próprias necessidades e calcular o impacto dos provedores de informações potenciais ao seu redor.
Para este autor, o papel aluno nos PLEs, é eminentemente activo, editor, criador, adaptador e emissor de conteúdo, um “prosumidor”, em oposição ao mero aluno “consumidor” de conteúdo padronizado produzido por editores, especialistas e professores. um PLE, deve incentivar o aluno, geralmente apoiado por uma comunidade de referência, a buscar e aproveitar oportunidades de aprendizagem e utilizar serviços e ferramentas adaptados às suas necessidades.
A semelhança de Graham que aborda questão do software social, este autor fala sobre o envolvimento social como a chave para o sucesso do processo de aprendizagem na abordagem PLE, que se traduz no envolvimento em uma ou mais comunidades de aprendizagem formada não apenas por alunos, mas também por outros profissionais.
Attwell, Graham (2007). The Personal Learning Environments - the future of eLearning? eLearning Papers, vol. 2 no. 1. ISSN 1887-1542.
Graham Attwell Pontydysgu nasceu em 1953, bacharel em História pela University of Wales: Swansea College. Anteriormente, foi Diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Educacional do Gwent Tertiary College (1993-1996) e Pesquisador Sênior da Universidade de Bremen (1996-9). Em termos profissionais, Pontydysgu organizou uma série de workshops presenciais e on-line para professores para a produção de recursos de Educação Aberta. Foi Consultor da OCDE, UNESCO e do Centro Europeu para Educação e Treinamento Vocacional (CEDEFOP). Também possui experiência de avaliação de projetos nacionais e internacionais em relação a inovações na aprendizagem, incluindo o uso de TIC para apoiar a aprendizagem.
Para Graham, o PLE representa um software social que oferece a oportunidade de estreitar a divisão entre produtores e consumidores de conteúdos abertos tais como livros, multimédia e materiais de aprendizagem. Para este autor, o software social traz mais responsabilidade, independência para os alunos e contribuí para à adoção generalizada de portfólios, a partir de diferentes contextos e fontes de aprendizagem.
Portanto, estamos perante a uma nova ecologia, caracterizada por conteúdos abertos e alunos produtores do seu próprio conhecimento. Isso, implica o redesenhar e o equilíbrio entre aprendizagem institucional e aprendizagem no mundo em geral.
Por fim, o mesmo destaca algumas questões não resolvidas no contexto do PLE, nomeadamente: os fornecedores dos serviços de tecnologia, a segurança de dados e a segurança pessoal dos alunos.
Considerações finais.
O PLE (Personal Learning Environments Ambiente de Aprendizagem Pessoal) é um dos conceitos que mais desperta o interesse e o debate nos meios de tecnologia educacional. O PLE é um produto da confluência de vários fatores, incluindo o uso generalizado de ferramentas e serviços da Web 2.0 em todos os níveis e modalidades de ensino. Porém, na opinião dos autores supracitados, não se trata de um sistema tecnológico desenhado para substituir ou complementar os já existentes, mas sim uma nova abordagem sobre a forma como podemos utilizar as tecnologias de informação e comunicação na aprendizagem, tanto na formação inicial, assim como ao longo da vida.
Finalizando, os autores são unânimes na questão da propriedade e proteção dos dados. Para estes, os alunos podem acessar o conteúdo gratuitamente, reproduzi-lo e reutilizá-lo nas condições estipuladas pelo autor ou autores, criar e compartilhar os seus próprios, ao contrário do ensino tradicional, onde os conteúdos são mercadorias, propriedade da instituição ou de fornecedores comerciais "intocáveis".
Referência bibliográfica
Attwell, Graham (2007). The Personal Learning Environments - the future of eLearning? eLearning Papers, vol. 2 no. 1. ISSN 1887-1542. http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.5/
https://www.pontydysgu.org/pontydysgu-and-people/graham-attwell/
Attwell, G. (2008). Personal Learning Environments: The future of education? [presentación visual]. Disponible en http://www.slideshare.net/GrahamAttwell/personal-learning-enviroments-the-future-of- education-presentation
Downes, S. (2010). New technology supporting informal learning. Journal Of Emerging Technologies In Web Intelligence, Vol. 2, N. 1. http://www.academypublisher.com/ojs/index.php/jetwi/article/viewArticle/02012733
https://pt.wikipedia.org/wiki/Stephen_Downes
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